Apaixonada pelo “mundo” do Lobby

Karla Cinara do Carmo

Karla Cinara do Carmo
Karla Cinara do Carmo

Com mais de 15 anos atuando na área de Relações Governamentais e Institucionais, a profissional Karla Cinara do Carmo, conhece bem os bastidores do poder em Brasília. Articulada e com uma agenda de contatos – networking – que deixa qualquer um admirado, Karla Cinara transita com facilidade pelos poderes Legislativo e Executivo, mas conta que nem sempre foi assim. “Hoje em dia, nossa profissão é vista de forma diferente que há 10 anos quando erámos vistos como provedores de ações corruptas, não transparentes; Hoje, na minha concepção, somos vistos como parte dos processos de articulação e decisão na elaboração de políticas públicas para a sociedade”.

Karla Cinara reúne no currículo passagens pelas empresas MC Donald’s, Souza Cruz e Votorantim. Atualmente como gerente de RIG da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), a profissional ressalta que “assegurar a implementação de uma Agenda Propositiva para as questões de Relações Institucionais e Governamentais junto aos Poderes Públicos Constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), nos seus diversos âmbitos (Federal, Estadual e Municipal), defendendo uma regulamentação e tributação justa para os produtos e serviços da empregadora, bem como, analisar as expectativas e demandas legítimas da sociedade” são seus desafios.

Karla conta que começou a atuar na área de RIG, em 2003, quando surgiu uma oportunidade de assessorar o então Head de RelGov da Souza Cruz em Brasília. “Não tinha nenhuma experiência na área e me apaixonei pelo “mundo” do Lobby. Hoje em dia essa expressão é bastante utilizada e os profissionais não tem vergonha em se intitular como lobista”, afirma. E ainda defende: “O Lobby se caracteriza como uma atividade de exercer pressão sobre algum poder da esfera política para influenciar na tomada de decisões do poder público em prol de alguma causa ou apoio na formulação de políticas públicas. Os grupos de interesse demonstram suas opiniões aos tomadores de decisões, os quais decidem o que democraticamente corresponde a benefício para a sociedade”.

Além da experiência na área, Karla Cinara possui formação em Administração de Empresas e pós-graduação em Ciência Política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *