O papel estratégico da atividade de RIG

Andrew Greenlees*

Andrew Greenlees
Andrew Greenlees

As Relações Institucionais e Governamentais baseiam-se na legitimidade e no caráter democrático do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada. O objetivo comum de quem participa deste processo deve ser a implantação de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento social e econômico do país. Dentro deste contexto, a Abrig tem assumido papel de destaque no debate sobre a regulamentação da atividade de RIG no Brasil, que avança no caminho certo, ainda que lentamente. O importante é que, ao final, haja um ordenamento moderno, que priorize a transparência e a pluralidade.

Ao mesmo tempo, é preciso atuar em outra frente: ampliar e consolidar o mercado de RIG no país, reforçar a importância estratégica da atividade para empresas, entidades representativas, organizações sociais e todos que tenham interesse no engajamento aberto e profissional entre o público e o privado. O crescimento do mercado interessa a todos, profissionais e contratantes.

O profissional de RIG orienta a construção de relacionamentos institucionais, produz conteúdos para o debate, acompanha tramitações de projetos e outras decisões, traça cenários. Contribui para a formação de políticas públicas consistentes. Trabalha em favor da reputação de sua organização. Trata-se de atividade decisiva para o desenvolvimento social e econômico do país e, consequentemente, para a criação de um ambiente favorável aos negócios empresariais e objetivos organizacionais de quem contrata serviços de RIG.

Cabe a nós, profissionais de RIG, divulgar cada vez mais o valor estratégico de nossa atividade, bem como a crescente capacitação do setor. Diretores de assuntos corporativos, presidentes de associações, gestores de ONGs devem estar à vontade para buscar serviços profissionais de relacionamento institucional. Devem ter todas as garantias de que se trata de atividade legítima e democrática. E precisam ter certeza de que o diálogo institucional é parte decisiva do sucesso de suas organizações, tem efetividade. Para isto, precisam estar atualizados e bem informados sobre a atividade de RIG no Brasil.

Vale destacar que as ações da Abrig vão claramente no sentido de divulgar a importância do trabalho de profissionais do setor. É o caso, por exemplo, do Prêmio Marco Maciel, que permite mostrar aos públicos de interesse iniciativas exitosas que ajudam a consolidar a atividade de RIG no Brasil. O necessário desenvolvimento do mercado depende desta divulgação permanente.

*Sócio-fundador da FLAG Public Affairs
e diretor da Abrig em São Paulo

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