Um olhar interno sobre RIG

Foi numa palestra de um cientista político italiano, em 1998, que a Dra. Andréa Gozetto teve o primeiro contato com a palavra Lobby; e logo despertou a curiosidade pelo tema. Ao escrever o projeto de doutorado se surpreendeu com a ausência de bibliografia sobre Lobby e Grupos de interesse. “Eu achei muito curioso que a ciência política brasileira não tivesse produzido absolutamente nada até aquele momento sobre Lobby e Grupos de interesse. E a literatura sobre o tema, praticamente inexistente, era escrita por relações públicas e administradores”, conta.

Dedicada à produção de conhecimento em RIG, Andréa tem várias publicações e é coordenadora, em São Paulo, do MBA de RIG da Fundação Getúlio Vargas. “O que me fascina na área de RIG é a riqueza de temas que a gente pode trabalhar. Os problemas públicos são tantos, são tão complexos, do meu ponto de vista só a colaboração entre mercado, estado e sociedade civil vai conseguir fazer com que o Brasil possa crescer, se afastando dessa situação de crise”. E completa: “A área de RIG traz profissionais que precisam ser extremamente capacitados para dar conta de defender os interesses das organizações. Porque o lobby por si é abrangente, sofisticado e complexo. Só um profissional bem informado tem condições de entender o que a solução de um problema público implica. RIG é um instrumento extremamente eficaz para consolidar o regime democrático no Brasil porque na democracia os grupos de interesse têm o direito e o dever de levar até os tomadores de decisão os seus interesses relevantes e legítimos, influenciando na elaboração e implementação de políticas públicas”.

Suas publicações incluem: Advocacy and online Petitions: considerations from the RENCA case and green movements (2018); Relações Governamentais como fator de competitividade (2018); Lobby e Políticas Públicas (2018); Public Affairs in Latin America: the gradual and uneven formalization of a longtime informal activity (2017); Interest groups in Brazil: a new era and its challenges (2014).

Sócia-diretora da Gozetto & Associados, Andréa presta consultoria de RIG especializada em gestão estratégica, treinamento e capacitação. Ela é graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia Política e doutora em Ciências Sociais, pela Unicamp.

Andréa Gozetto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *